OVocê sabe quais são os tipos de e-commerce? Como funciona e quais as vantagens? Nós te explicamos isso e muito mais. Não fique de fora dessa oportunidade!
E-commerce (ou “comércio eletrônico” em português) é uma modalidade de comércio onde os negócios e transações financeiras são realizadas via dispositivos e plataformas eletrônicas, como computadores, tablets e smartphones.
Se você quer apenas saber o que é e-commerce, deixamos a definição logo acima. Parece óbvio, mas será que você realmente sabe tudo sobre e-commerce? Saberia me dizer a diferença entre e-commerce e loja virtual? Quais os passos para abrir seu e-commerce?
Não se engane em pensar que essa é uma dúvida boba e pouco recorrente. Afinal, mergulhar no superficial é bem comum nos dias atuais e, aqui, o papo será diferente!
Mas você sabe o que é e-commerce? Usar a internet como canal de vendas e relacionamento com os clientes do seu negócio pode ser uma estratégia bastante lucrativa. Aliás, essa modalidade de venda vem sendo amplamente empregada por comércios do Brasil e do mundo.
O termo e-commerce (ou “comércio eletrônico” em português) é a comercialização de produtos e serviços pela internet, onde as transações são realizadas via dispositivos eletrônicos, como computadores e smartphones. Esse tipo de comércio pode contar com diversos canais de vendas. O mais conhecido é a loja virtual. Porém, também temos outros, como marketplaces, vendas nas redes sociais e até vendas por e-mail marketing.
Embora seja uma ferramenta popular nos dias de hoje, muitas pessoas, blogs e até a imprensa ainda não sabem a definição correta e tratam o termo e-commerce como sinônimo de loja virtual. Isso já se provou ser um grande equívoco, tendo em vista que uma coisa não é a mesma que a outra.
É válido frisar que a expressão e-commerce se diferencia do termo “loja virtual”, uma vez que o segundo conceito se refere ao website (ou plataforma de e-commerce) em que os clientes adquirem os produtos, ou seja, é um dos canais do e-commerce. No entanto, existem outros, como citado anteriormente.
Vender pela internet é vantajoso, em primeiro lugar, porque é possível diminuir custos. Você não precisa, necessariamente, manter uma loja física — basta ter um ambiente para estocar produtos e despachar os pedidos. O investimento para montar uma loja virtual é consideravelmente inferior ao necessário para um loja física em um bom ponto comercial, como um shopping por exemplo.
Também é uma forma de ficar atualizado com as novas necessidades e de gerar conforto para os clientes. Para melhorar, todos os resultados podem ser analisados, como o número de visualizações de um produto ou abandono de carrinho, e usados para orientar futuras decisões. Como consequência, há uma conquista de competitividade em relação aos concorrentes.