O que é CRM e por que você precisa dele?

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O sistema de CRM é considerado uma das tecnologias corporativas mais importantes e em constante evolução, você sabe por quê? Um dos motivos é a forma como ele usa as informações de todo o ciclo de vida dos clientes e as suas oportunidades de vendas em um único lugar, fornecendo insights valiosos tanto para Marketing como para Vendas.

O que significa CRM?

A famosa sigla CRM tem sua origem do inglês Customer Relationship Management, ou seja, gestão de relacionamento com o cliente.

Quero começar minha explicação com uma analogia bem simples: Imagine, quem são os teus familiares mais próximos de você? No meu exemplo, são cerca de 14 pessoas. Esses são os familiares com quem você mantém um ótimo relacionamento e se esforça para lembrar o dia do aniversário de cada um, seja para fazer uma simples ligação ou lhes dar um belo presente. Você consegue memorizar as datas de aniversário destas pessoas e sabe identificar o que cada uma possui de preferências e gostos.

Com o tempo alguns destes seus familiares encontram um parceiro e iniciam sua família, começa a expandir ainda mais o seu relacionamento com outras pessoas. Agora imagine que você já tenha 30 pessoas que são seus contatos próximos. Você se esforça para não esquecer de importantes momentos ao lado destas pessoas, mesmo com todas as demais informações que o seu próprio trabalho exige.

É normal ter dificuldade em lembrar de alguns detalhes importantes no meio de tanta informação, vivências e experiências.

Com isso muitas vezes aniversários são esquecidos, momentos são deixados de lado, lembretes importantes são extraviados, familiares com menos contato são ‘esquecidos’. E isso realmente acontece na vida real das pessoas e no mundo dos negócios não é diferente.

Agora imagine você dono de uma loja na qual conta com 10 clientes. É fácil lembrar das informações, pedidos e acordos realizados com eles, além de dar uma atenção maior para cada um, o relacionamento entre ambas as partes é muito bom.

Enquanto o marketing tradicional precisa de um investimento elevado no início, o Marketing Digital permite um investimento mais baixo e com um melhor retorno sobre esse investimento (ROI), uma vez que é fácil analisar o resultado de todas as ações realizadas.

Após algum tempo seu negócio começa a se tornar mais lucrativo, você começa a crescer e a quantidade de clientes aumenta para 30. Nesse cenário, você começa a priorizar os relacionamentos com pedidos maiores, atende cada vez mais rápido os clientes, e-mails começam a se tornar cada vez mais curtos e diretos, ligações ficam cada vez mais escassas e você procura fazer o que é necessário para dar conta.

O sistema de CRM é um grande aliado para suprir a necessidade que as organizações enfrentam na gestão do relacionamento com seu cliente. Com o uso de um sistema de CRM é possível acompanhar o cliente desde o primeiro contato que ele teve com sua empresa até o fechamento da venda, ou seja, você consegue acompanhar e entender por meio do CRM todo o ciclo de vida dos clientes de sua empresa. Então, se sua empresa investe em estratégias voltadas para a gestão do relacionamento com o cliente, é primordial utilizar uma ferramenta de CRM.

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